29.1.11

de 'bloco-3'

Quadro IV O Sonho do Trabalhador
(um ônibus lotado. um homem depois de uma dia de trabalho dorme no caminho de volta pra casa)

- não... não... não. não. não! (desperta:sonha) Eu vou trabalhar mais, eu vou tra ba lhar mais... mas, eu; já trabalho tanto e... desculpa mas eu não posso. Sabe, eu tenho filhos, uma companheira, e uma vida pela frente pra - eu queria dizer: uma vida pela frente pra viver, mas acabei dizendo - pra trabalhar pra vocês, e... o querem que eu faça, ãh?! O que querem que eu faça? Querem que eu me arrebente nas máquinas de tanto trabalhar? Querem que eu produza mais quantas riquezas pra vocês por um punhado de ração? Ah, sim, eu sei que a ração vem melhorando de qualidade, afinal, tem até carne agora no cardápio, não é mesmo? Querem que eu pare? Querem que meus companheiros e eu, querem que agente pare? Eu paro. Se é isso que vocês querem, então está bem, é isso que vocês verão... mas, que isso...? não, não. Não vamos parar de trabalhar afinal, vocês precisam tanto de nós. Sabem que precisam de nós, não sabem? Mas, não, não é isso que eu queria dizer. O que eu disse, é que vamos parar de viver. Sim, isso mesmo que vocês ouviram. Vamos parar de se enganar, e achar que poderíamos ter alguma chance de uma vida decente como muitos levam por aí... Não. Estamos resignados a parar de viver, e trabalhar mais; todas as horas possíveis. Sabem, eu nem durmo mais direito mesmo. São as contas a pagar, o corpo massacrado pelo tempo que eu trabalho pra vocês, o tempo que eu levo da casa para o trabalho, e do trabalho pra casa, que nem é minha na verdade; portanto eu poderia morar no trabalho. É, no trabalho. Assim eu poderia gastar menos com moradia, vocês podiam diminuir meu salário, sem pudores, podem dizer que eu não preciso de tanto dinheiro... e tem mais! Eu vou produzir muito mais morando aqui! Posso trabalhar o dia todo sem parar! E mais ainda: Vou trazer minha família comigo, assim minha mulher pode me dar comida na boca enquanto eu trabalho e vocês não precisam se preocupar mais com aquela hora de trabalho parado. Eu não vou parar. Eu vou produzir como uma máquina pra vocês! Vou produzir o tempo todo! - (PRIMEIRA PARADA. APITO. o trabalhador desperta. LUZ BRANCA.)

Condutor - Primeira parada! aproveitem pra coçar as pulgas nesta primeira descarga de passageiros, porque na próxima próxima parada carregaremos este veículo com nova remessa de passageiros e não haverá espaço pra se coçarem!